terça-feira, maio 05, 2020



E como hoje é dia da LÍNGUA PORTUGUESA, deixo-vos este meu Poema...




SEMPRE QUE PARTO…

Sempre que parto
eu levo na bagagem
o meu País
de poetas-marinheiros
meu País junto ao mar
um dos primeiros
a dar mundos ao Mundo
e a voltar
cheio de riquezas e de dores
cheiinho de fragrâncias
e de amores
e de mil sons diversos
que aprendeu…
meu País feito de emoção
meu País oração
de terra e água
meu País, meu País
dorida mágoa
que de tanto ir e vir
e de sofrer
de entre muitas
criou uma palavra
a quem deu o nome
de  Saudade…
palavra que só se diz
em Português
palavra que a dor
jamais esquece
porque é canção
e enternece
e é sentimento que toca
a divindade!
Sempre que parto
levo à ilharga
esta mão cheia de sonhos
de bonança
e no bornal, irreverente
essa criança
a que se dá o nome
de alegria…
e meu coração vai
cheio de esperança
e os meus olhos, de sol
e de beleza
e de alma cheia eu ergo a voz
ao meu imenso amor
a Portugal
e à nossa pátria maior
a Língua Portuguesa!

Maria Mamede