segunda-feira, abril 30, 2018



RETRATO DE FAMÍLIA


Altas horas!
Do céu do meu espanto
desprende-se uma estrela
que vem iluminar o retrato a sépia
na cómoda da Avó
e a família ressuscita...
conversamos, tomamos chá de jasmim
e entre fatias de bolo de maçã
trocamos novidades...
fingem não saber da partida de alguns
porque as lágrimas afloram aos meus olhos.
falam de banalidades
e riem, com riso manso
de memórias antigas como nós!
Juntos relembramos cheiros e sabores, cores e formas
de tempos felizes
com campos férteis a perder de vista
regatos de água cristalina
e rãs coaxando na presa da Lavandeira...
esquecidos do tempo, não vemos que a aurora
se insinua
e a última estrela deixou de brilhar.
De repente
atiram-me beijos e voltam ao retrato.
Eu descubro uma réstia de sono e envolvo-me nele...
e ao acordar
faço de conta que sonhei com a família
no retrato a sépia
na cómoda da Avó!

Maria Mamede

(do livro "LUME")