quinta-feira, abril 06, 2006

CAMINHOS

Hoje eu vou cantar os caminhos velhos
De passos antigos
Doutros tempos
Caminhos
Entre muros pardacentos
Com passos perdidos na memória
Caminhos
Com e sem história
Nos vales, nas montanhas, nas ravinas
Caminhos
Feitos caminhando
Por gente
Que partindo ou chegando
Os forma, os transforma
Os ostracisa
Caminhos
De que a gente precisa
Ou esquece
Na maior simplicidade;
Caminhos
Vielas na cidade
De medo, de fado, de ganância
Esconsos caminhos
De abundância
Nas avenidas da iniquidade...
Vielas
Ruas paralelas
Às praças do poder e do dinheiro;
Caminhos
Do ócio sorrateiro
Tortuosos, deprimentes
Das palavras ditas por entre dentes
De navalhas sibilinas
Do pó da perdição
Adulto calvário de meninos e meninas
Caminhos
Da destruição...
Hoje canto ainda
Os caminhos
Dum novo Apocalipse
De tempestades de trovões
Espadas de fogo
De mágoa
Do início e fim de gerações;
Águas invadindo o caminho estreito
Mares de água
No Rio que transborda do seu leito...
Caminhos de purga
O Calvário
Com quedas, Cireneu, Cruz e Sudário
Lanças, torturas e esponjas de fel;
Hoje
Só caminhos vou cantar
Peregrinos caminhos
Na procura da Paz
O Graal dos Sábios
Caminhos
De nome derradeiro
Nos meus lábios
No tempo de partir
Para chegar!...

Maria Mamede

12 Comments:

Blogger Lmatta said...

Lindo poema tem que ser teu.
beijinho

2:28 da tarde  
Blogger Maria Azenha said...

belo, bom fim de semana,

***maat

2:04 da manhã  
Blogger De Amor e de Terra said...

Meu querido Amigo Al., esse teu amor pelos marginalizados, decerto não comtemplará aqueles a que me refiro, mas aceito um debate.

Um beijo da

Maria Mamede

11:30 da manhã  
Blogger De Amor e de Terra said...

Ao Jorge Esteves, um abraço com todas as letras do meu alfabeto!!!

À Lmatta e à Maat, um beijo enorme de alegria por terem vindo até aqui.

A todos o meu agradecimento e um braçado de flores da

Maria Mamede

11:33 da manhã  
Blogger lena said...

caminhei nas imagens e senti-me peregrina de um tempo, na chegada do caminho...

tão belo o que escreves

digo: perfeito!

beijinhos para ti

lena

12:33 da tarde  
Blogger wind said...

Grande poema! Muito forte e intenso! beijos

2:38 da tarde  
Blogger Amita said...

Que beleza este teu caminhar de Terra e... para além dela! Mais uma vez me agarrou o poema que com Amor sempre escreves. Um bjinho grande e uma flor

6:11 da tarde  
Blogger Memória transparente said...

Caminhos humildes
e cheios de luminusidade.

Maria Mamede, lindo este trabalho.

Fica um beijinho,

Maria do Céu.

8:47 da manhã  
Blogger M.P. said...

Em caminhos me perco para me achar em chegadas que nunca quero partidas. :)
Beijinho de agradecimento pelas palavras bonitas mais umas vez deixadas no meu espaço!

12:04 da manhã  
Blogger Lmatta said...

Uma Boa Páscoa

5:51 da tarde  
Blogger Conceição Paulino said...

SilvaMariaSilvaSilvaMaria .) como fico triste em dizer-tek não estou.
Já tinha programado aproveitar esta ida ao Alentejo para passr em Alvito e dpeois ir até Beja, minha cidade natal, onde ainda tenho uma tia (único ancestral vivo)k muito amo e com quem passo smp uns dias.
E passar por lá o 25 de Abril!
Noutros ares a ver se ainda os há lavsdos, algures.
deixo-teum bj grande e a certeza de k o festejo bem fundo no coração, pensamento, acção e tudo o + k em mim há e sou.

3:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! Sorel boot http://www.1993-cadillac-allante.info Honda vtx 1300 performace parts Listing phone verizon diet bontril web design Large breast implants 1200cc palm beach county florida Peugeot online manuals divorce in nevada Custom diamond necklaces

5:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home